Sobre o Labinova

Cada vez mais os municípios estão preocupados com a melhoria da qualidade da educação básica. A sociedade também tem aumentado a cobrança pela melhoria dos indicadores educacionais, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  – Ideb é a maior prova disso. Um grupo de pesquisadores da Frente Nacional pela Qualidade na Educação criou o  Laboratório de Inovação em Práticas de Gestão Educacional – Labinova, para estudar  os desafios da gestão educacional, a partir da realidade práticas de quem vive o dia a dia da gestão. O Laboratório é uma ideia inovadora, na medida em que abre a possibilidade para trocar experiências e sistematizar conhecimento com secretários municipais de educação e diretores de escola.

O objetivo da iniciativa, segundo um dos coordenadores a iniciativa, Alexandre André dos Santos, é garantir que o Laboratório seja um espaço onde secretários municipais de educação e diretores escolares tenham acesso as pesquisas realizadas pelo laboratório, e que possam trocar experiências e sistematizar conhecimento sobre gestão educacional. O Laboratório de Inovação em Práticas de Gestão Educacional vai pesquisar e sistematizar evidências de boa gestão educacional, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas por diretores e secretários municipais de educação, com o objetivo de melhorar a qualidade do aprendizado.  De acordo com Alexandre, “esperamos valorizar e disseminar experiências inovadoras e boas práticas mediante a análise, sistematização e divulgação dos conhecimentos produzidos e acumulados em gestão, visando transformar o conhecimento ´tácito´ em ´explícito´ e fornecendo assim elementos e ferramentas importantes para a tomada de decisão do gestor”.

As ações serão realizadas por meio da rede colaborativa Kwigoo, parceria da ação, que vai garantir espaço virtual para reflexão acerca dos desafios associados a boa gestão educacional. De acordo com Thiago Tobias, um dos coordenadores da Kwigoo “essa iniciativa é inovadora porque identifica e sistematiza evidências, produzidas por meio de estudos de casos apresentados pelos próprios gestores, apoiados por especialistas, que, durante um período de aproximadamente seis meses durante 2017, se dedicarão a aprofundar temas que são abordados no laboratório. A partir da prática local, vamos fortalecer um espaço de formação e disseminação de boas práticas em gestão, de maneira a valorizar experiências significativas, resgatando e analisando os processos, as práticas, as ferramentas e os instrumentos desenvolvidos localmente e que possam ter resultado positivo em educação e possam ser replicados”.

Para solicitar a inscrição na Iniciativa, o secretário de educação e/ou Diretor de escola deve enviar os dados (nome completo, e-mail, município/UF) para o e-mail  pensarprafrente@gmail.com até o dia 26 de maio de 2017.

Anúncios
Importante
Importante: Devido a grande demanda, a Frente Nacional pela Qualidade na Educação abriu mais 20 vagas para participar do Laboratório de Inovação em Práticas de Gestão Educacional. Assim, as inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de maio (sexta-feira). Marque aqui seu amigo Diretor de Escola ou Gestor Educacional. Participe! https://goo.gl/qy46uX.
Follow Laboratório de Inovação em Práticas de Gestão Educacional on WordPress.com
Labinova
Labinova

Labinova

%d blogueiros gostam disto: